Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
História

00/00/0000

HISTÓRIA DA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO
Localização: Praça José Molina, 20 - Vila Industrial

Com o aumento da população dos Bairros São Judas Tadeu e São Dimas, a necessidade de ser criada uma nova Paróquia, cumprindo assim as determinações do Direito Canônico. Era o mês de março de 1971, no dia 21 quando nasceu à nova Paróquia com o título de Paróquia São Sebastião. São José dos Campos, nesta época, pertencia a Diocese de Taubaté e era então Bispo, o Exmo Dom Francisco Borja do Amaral.

A Sede da Paróquia, ficou determinada que seria na Capela de São Sebastião. Como primeiro Pároco, foi nomeado o Pe. José Edward Padoan.
Em 1980, no dia 19 de outubro, a ampliação da Igreja que de uma metragen de 360m2 passou a medir 700m2. Muitos paroquianos trabalharam como voluntários nesta construção.

No dia 25 de janeiro de 1983, a Paróquia recebeu um vigário coadjutor recentemente ordenado. Pe. Jonas Traversin, ordenado sacerdote no dia 10 de dezembro de 1982. Porém, sua estadia na Paróquia durou pouco, a pedido dele, foi tranferido para a Paróquia São Benedito do Alto da Ponte, também como vigário coadjutor.

Em setembro de 1984, foi adquirido mais 600m2 de terreno em frente à Igreja perfazendo assim, uma área de 1500m2, onde esta construídas as salas da catequese.

Em outubro de 1987 deu-se o término da reforma e ampliação da nova Igreja. Em 25 de fevereiro de 1989, Pe. Jósé Edward Padoan, foi nomeado Pároco da Paróquia Santo Antonio em Paraibuna, após 18 anos de muita dedicação a esta comunidade.

Para substituí-lo como Pároco, foi nomeado o Pe, Jonas Traversin vido da Paróquia Imaculada Conceição de Jacareí.

No final do mês de fevereiro de 1991, Pe. Jonas Traversin se despede da Paróquia, para para fazer uma experiência na vida Monástica, tendo então, permanecido na Paróquia por mais dois anos.

No dia 1º de março de 1991 o Exmo Sr. Bispo Diocesano Dom Eusébio Oscar Scheid deu posse ao neo-sacerdotes Pe. Djalma Lopes Siqueira. como Pároco e Pe. Marcos Aurélio dos Santos, como vigário paroquial, em lugar do Pe. Jonas Traversin.

Passaram ainda por está Paróquia, como vigário paroquiais os seguintes Sacerdotes:

- Pe. Luis Antonio Pinto;

- Pe. Mário Teodoro Batista;

- Pe. Luis Alberto Conde (Betão);

- Pe. Mário Lucio Adrião;

- Pe. Jonas Traversin;

- Pe. Raimundo Paulo de Siqueira;

de cada um deles ficou um pedacinho do coração nesta Paróquia e são sempre lembrados pela comunidade que só ganhou com a didicação e zelo com que sempre trabalharam. Pe. Djalma presidiu os trabalhos da Paróquia como Pároco no período de 15 anos; formando Lideranças e Comunidades para serem anunciadores da Palavra, neste período a Paróquia foi organizada em 14 setores.

Em 2006 foi no mês de julho que o Pe. Djalma deixou a Paróquia para estudar Missiologia no CEPAL (Centro de Estudos Pastorais da América Latina). Em seu lugar foi nomeado o Pe. José Bento Vichi de Paula, o Pe. Bentinho como conhecemos; ele foi ordenado na Paróquia de São Sebastião da Vila Industrial; Foi no dia 31 de agosto de 2006, nas Missa das 19h sua posse como Pároco e tendo como vigário cooperador o Pe. José Knob, e tendo como diáconos o Diác. José de Oliveira Torres e Diác. Sebastião Garcia Machado.

Mais tarde em junho de 2010, recebemos o Diác. Justo Baptista de Faria, no lugar do Diác. Torres que foi transferido para o Santuário São Judas Tadeu.

Atualmente nossa Paróquia conta com 15 setores onde temos a santa Missa todas as terças feiras às 19h00 e nas quartas feiras percorremos as Capelas e Condomínios; hoje contamos com cinco Condomínios; temos 97 ministros extraordinários da Comunhão; onde alguns também exercem o ministério de Benção e Consolo.

Nossa Paróquia conta com 2 candidatos ao diaconato; já receberam o ministério de Acolito e Leitor, trata-se de nossos irmãos Sávio Damico Fernandes e Olinto Renó Campos. Conta Também com 13 Pastorais e 15 Movimentos para conciliar no processo de Evangelização paroquial. São apenas algumas informações de nossa Paróquia, o importante é agradecer a Deus pelos 40 anos de evangelização, 40 anos dedicados a salvação de nossos irmãos (as). Parabéns Comunidade de São Sebastião vocês fazem parte desta tão linda festa de 40 anos.

Viva nossa querida comunidade São Sebastião.      

Voltar

 
| Política de privacidade © 2009 Paróquia São Sebastião. Todos os direitos reservados.