Natal 2020 e Ano Novo 2021

    SACRO CUORE ROMA 1Com alegria celebramos, mais uma vez, a recordação do NASCIMENTO de Jesus Cristo, Nosso Senhor. A cada ano temos esta graça de refletir, rezar e celebrar o nascimento do nosso Salvador e Redentor. Salvador e Redentor de toda a humanidade, renovador de toda a criação. “Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, enviou Deus seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a Lei, para remir os que estavam sob a Lei, a fim de que recebêssemos a adoção filial” (Gl 4, 4-5).

    Anunciar a PESSOA DE JESUS, o Cristo de Deus, sua Palavra e seu projeto de vida, é o grande desafio dos dias de hoje. Claro que o Natal é uma festa que nos enternece, pois lembramos o amor, a criança, a família, o aconchego do lar, as cantigas de ninar, os presentes e tudo o mais. Mas, o grande chamado que a Igreja nos faz, nos dias de hoje, é que, além de celebrar tudo isso e valorizar todas estas realidades, não deixemos de proclamar solenemente, com a vida, com nossas palavras e atitudes que o “VERBO DE DEUS FEITO CARNE” continua a contar conosco na tarefa de salvação do mundo e da história.

    Assim como Deus contou com Maria de Nazaré, para que nascesse o “Emanuel”, assim conta conosco para que Jesus Cristo continue a ser anunciado, seguido, proclamado, amado, festejado em nossas vidas e na vida de nossos irmãos e irmãs. O compromisso com Jesus Cristo e seu Evangelho é inadiável.

    O Verbo se fez carne para salvar-nos, reconciliando-nos com Deus. O Verbo se fez carne para que conhecêssemos o amor de Deus. O Verbo se fez carne para ser nosso modelo de santidade. O Verbo se fez carne para tornar-nos participantes da natureza divina. Santo Atanásio nos diz que “…o Filho de Deus se fez homem para nos fazer Deus”. Esta é a nossa alegria. Esta é a grande notícia que devemos cultivar e anunciar. Nós, como Maria de Nazaré e São José, podemos colaborar com a obra salvífica de Deus, anunciando o seu Filho Unigênito, o Cristo e Senhor de nossas almas e de nossas vidas. E na celebração do Natal não podemos deixar de lembrar a importância e o valor da família. Nestes tempos de pandemia queremos, ainda mais, reforçar nossa Fé e sempre mais ser testemunhas do menino que nasceu em Belém e ressuscitou em Jerusalém. Passar nossa fé para os nossos filhos, parentes, amigos e todas as pessoas de boa vontade. Por isso e para que isso se realize na vida de todos desejamos a cada leitor do Jornal Expressão, UM ABENÇOADO E FELIZ NATAL.

    Iniciaremos, logo, com grande alegria, mais um ano em nossas vidas: O ANO DE 2021 que Deus nos concede a graça de iniciar e viver. Por isso dizemos uns para os outros: “FELIZ ANO NOVO”. Nossa vida está nas mãos de Deus, nosso criador e Pai. Celebrar o ano novo é comprometer-se com a paz, que é o desafio maior que se coloca ao mundo nestes dias. Jesus Cristo, depois de sua ressurreição, sempre saudava os seus discípulos desejando-lhes a paz. “A paz eu vos dou, a paz eu vos deixo” (Jo 14, 27). Quem é de Deus é da paz, da alegria, da concórdia, da união, da comunhão, da justiça, da renovação da vida e do coração. É isso que queremos viver neste novo ano que Deus nos concede iniciar. Serão tantas as oportunidades que teremos de amar a Deus, amando os nossos irmãos e irmãs. Não percamos tempo. Aproveitemos todas as oportunidades que a graça de Deus nos vai proporcionar de fazer o bem, de construir nossa vida na alegria, de anunciar, com garra, Jesus Cristo e o Reino de Deus. Que a Mãe de Deus e nossa, seja nosso modelo em aceitar o dom de Deus e fazê-lo frutificar.

    Especialmente vamos aproveitar para realizar nosso trabalho pastoral com consciência de servidores do Evangelho. O Papa Francisco, quando esteve entre nós, na Jornada Mundial da Juventude, falando aos Bispos do Brasil, dizia: “Queridos irmãos, o resultado do trabalho pastoral não assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor. Fazem falta certamente a tenacidade, a fadiga, o trabalho, o planejamento, a organização, mas antes de tudo, você deve saber que a força da Igreja não reside nela própria, mas se esconde nas águas profundas de Deus, nas quais ela é chamada a lançar as redes”.

    Celebremos, com gratidão, os 40 anos de criação e instalação de nossa Diocese. Caminhemos com coragem e muita fé, construindo nossas vidas e as dos nossos irmãos e irmãs neste ANO NOVO da graça, que Deus nos permite iniciar e viver. “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos tempos” (Mt 28, 20). Essa é a nossa fé. Essa é a nossa esperança. Feliz Ano Novo com o Senhor Jesus.

    Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB
    Bispo Diocesano de São José dos Campos

    Fonte: Diocese de São José dos Campos

    © 2024 Paróquia São Sebastião - Diocese de São José dos Campos.
    R. José Molina, 20 - Vila Industrial, São José dos Campos - SP, 12220-300
    Atendimento Paroquial: Seg. - 13h às 17h | Ter. à Sex. - 8h às 17h | Sáb. - 8h às 12h / WhatsApp (12) 3929-2559 / Telefones;. (12) 3912-2793 - (12) 3912-2627