Homilia Pe. Vieira - 31/03/2021 - Homilia do Encontro

    encontro

     “Cristo é nossa Paz: O que era dividido, fez uma unidade”.

    1. Todos os anos nós nos reunimos para comemorar o encontro de Jesus com sua mãe, Maria, na subida para o Calvário. Esses fatos importantes do sofrimento, morte e ressurreição de Jesus aconteceram em poucas horas, mas são tão importantes, tão densos, que precisamos ir assimilando lentamente.

    2. Todos nós já experimentamos, em nossas vidas, que quando o sofrimento presente é muito grande, temos dois caminhos de solução, que também Jesus e Maria tiveram naquela hora, como humanos que eram. O presente é tão duro, tão pesado – Maria vendo o sofrimento de Jesus, e Jesus vendo o sofrimento de sua mãe –, que, de repente, os dois perceberam que não suportariam apenas aquele presente e precisaram recorrer a dois olhares: para o passado e para o futuro.
    Olhando para o passado, tanto Maria quanto Jesus, vasculhando sua fantasia, sua imaginação e, sobretudo, sua memória, puderam recordar momentos de alegria, de beleza, que os ajudaram a suportar aquele momento de dor e sofrimento. O encontro é recordar e ajudar um e outro. Estamos ajudando as pessoas mais próximas de mim?

    3. Aquele Homem que ela via era o mesmo com quem tanto convivera, tanto amava, mesmo parecendo tão desfigurado, tão desfeito, tão diferente. Também Jesus precisou recorrer à sua memória diante do presente tão duro que vivia. Ele era humano, tão humano, que só podia ser realmente Deus. Você vê as pessoas pobres e estrupiadas como humanas? Foram vários encontros de alegria, religiosidade e fraternidade.

    4. Era preciso buscar no passado lembranças que lhe dessem força para suportar o presente, e pôde encontrar experiências belíssimas, a começar pela convivência de tantos anos com a própria mãe. Você lembra e manda mensagens para os seus pais? Amigos...

    5. Terá recordado também os anos da vida pública e um momento especial que terá sido muito importante para Jesus naquela situação em que parecia que o Pai maior o tinha esquecido, o abandonado.

    6. “Este é o meu Filho muito amado. Escutai-o!”. Aí Jesus teve a certeza de que aquela voz que um dia dissera que Ele era o Filho muito amado era do mesmo Pai que nunca o abandonaria. São frases bonitas como essa que todos os filhos ouvem de seus pais, que continuam em nossos corações como memória profunda, que acordarão nossos corações nos momentos de dor e sofrimento.

    7. O Encontro é uma oração. A oração é um encontro do Homem com Deus. Muitos experimentam a sua oração como um encontro, senão como monólogo, e se perguntam se, ao rezarem, não estariam se dirigindo a uma parede vazia. Para outros, torna-se difícil encontrar com Deus.

    8. "Toda verdadeira vida é encontro” O encontro com o Deus é um transcender, uma superação do meu eu confinado em si mesmo e um modo do eu dirigir-se aos outros, O encontro em família no almoço de Domingo, o encontro nos aniversários, o encontro nas comunidades e setores, o encontro dos pais com os professores, o encontro dos pais para conversar com os filhos sobre coisas da vida, o encontro dos pais com os filhos na oração e Missa dominical e o encontro nas quermesses e festas da Paróquia.

    9. A Bíblia nos descreve muitos episódios sobre o Encontro que transforma o homem que encontra a Deus:

    1º. No encontro com Deus os profetas encontram o seu caminho, e descobrem uma nova consciência de si próprios.

    2º. No encontro com Jesus Cristo, os homens encontram a salvação, se constituem, e encontram a coragem de dizer sim a si mesmos e descobrem a sua dignidade inviolável.

    3º. No encontro com Jesus, os pecadores se sentem aceitos por Deus e podem também, com isso aceitar a si mesmos. Repentinamente se encontram livres para colocar-se diante de Deus e dividir os seus bens com os pobres.

    4º. No encontro entre Maria e Isabel, Lucas nos mostra como os homens se transformam através do encontro. Maria deixa a sua casa. Quando se encontra com Isabel a criança pula de alegria.

    5º. No encontro de Jesus com Zaqueu ele se converteu e a paz e a Salvação chegou para ele.
    Na vida alguns encontros importantes: Encontro com os amigos. Encontro para divertir. Encontro para trabalhar. Encontro na Orientação Espiritual. Encontro no retiro espiritual. Encontro do dever de sentar.

    SEMPRE ENCONTRAMOS?
    COMO ANDA OS ENCONTROS DE FAMÍLIA?
    COMO VÃO OS ENCONTROS NA MINHA COMUNIDADE PAROQUIAL?

    Padre Vieira

    © 2024 Paróquia São Sebastião - Diocese de São José dos Campos.
    R. José Molina, 20 - Vila Industrial, São José dos Campos - SP, 12220-300
    Atendimento Paroquial: Seg. - 13h às 17h | Ter. à Sex. - 8h às 17h | Sáb. - 8h às 12h / WhatsApp (12) 3929-2559 / Telefones;. (12) 3912-2793 - (12) 3912-2627